Língua Viperina

Nem tudo o que sai da boca húmido ... é para Morder...meter veneno... e dizer mal...!

quarta-feira, abril 05, 2006

Bóra lá ... acabar com os piratas !



Piratas e Piratas ...!
Até se percebe o conceito de base ... ou seja a desculpa utilizada para se atingir os fins, a defesa dos direitos de autor, mas tenham paciência ... os piratas são outros ...!
Os piratas são quem se abotoa com as elevadas quantias - a indústria discográfica - e quem arrecada os impostos - o Estado!
Quem mais tem a perder com esta campanha ridícula , são na verdade os Autores, que continuam a não vender discos e que deixam de ver a sua obra divulgada e acessível a muitos que nunca se lembrariam sequem de experimentar ouví-los.
A defesa dos direitos de Autor, parece-me um argumento falacioso, pois na verdade, não serão uns míseros Royalties, e que em boa verdade nunca chegarão a entrar, (pois quem tira música da net ao deixar de o fazer não vai passar a comprar discos!) que vão ajudar a promover os Autores.
O problema está na quebra de lucros escandalosos da indústria discográfica (Explorando aurtores e consumidores) e na falta de regulamentação jurídica num mundo em constante mudança, onde tudo se obtem da net, na era da globalização.
E não me parece que para fazer face ao problema, a solução seja estarmos agora a ser "mais papistas que o Papa", socorrendo-nos de um Código dos Direitos de Autor e legislação avulsa, com alguns anos, não ajustados à realidade informática, só para darmos o exemplo para o Mundo civilizado e que ainda não resolveu o problema!
Eu entendo... é o estigma da pequenez ! E reparem em Portugal, o ênfase é dado em relação à música...
Fica a pergunta ... então e os filmes? ... os livros ..? os trabalhos fotográficos? e outros que tais ...
Será que em Portugal os lobbies em relação a essas artes ainda não funcionou?
A questão é demasiado complexa e merece reflexão ...
Entretanto ... já há 28 piratas ... não imaginava que fossem tantos...! Ou será que se esqueceram de acrescentar uns 000000 à frente?